20 de Jan de 2018


IPCA subiu 0,44% em dezembro

Inflação brasileira está em alta moderada.

Por: Fabio Silveira
10/01/2018 às 12h47

Em dezembro, o IPCA subiu 0,44%, acelerando seu passo frente a novembro (0,28%), devido à majoração de preços de transporte (1,23%) e alimentos (0,54%), principalmente. Desse modo, nos últimos 12 meses, a variação acumulada do índice oficial de inflação foi de 2,95%.

No bimestre janeiro-fevereiro de 2018, estima-se que o IPCA terá aumento médio de 0,50% ao mês, dada a perspectiva de novas altas de preços de combustíveis, alimentos e salários.

Para 2018, prevê-se que a inflação brasileira deverá subir 4,5%, em face do horizonte de desvalorização da taxa média de câmbio, redução da oferta interna de grãos e acionamento dos mecanismos de indexação de preços da economia brasileira.


Mestre em economia pela Universidade de Grenoble (França) e pós-graduado pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais e de Desenvolvimento de Genebra (Suíça). Economista formado pela USP. Foi superintendente de estudos setoriais e de investimentos do UNIBANCO, além de economista da Copersucar e do Senai. Atuou nas principais consultorias do país. Hoje é sócio-diretor da MacroSector Consultores.

MAIS NOTÍCIAS

Governo “ajudou” inflação a subir em novembro

Majorando tarifas públicas e combustíveis

Inflação acelera em outubro

IPCA teve alta de 0,42% no mês.

Preços das mercadorias estão acelerando!

Pressão altista à vista sobre índices de preços.

IPCA-15 desacelera para 0,11% em setembro

Alimentos continuam sendo muito deflacionários.