14 de Nov de 2018


IPCA subiu 0,44% em dezembro

Inflação brasileira está em alta moderada.

Por: Fabio Silveira
10/01/2018 às 12h47

Em dezembro, o IPCA subiu 0,44%, acelerando seu passo frente a novembro (0,28%), devido à majoração de preços de transporte (1,23%) e alimentos (0,54%), principalmente. Desse modo, nos últimos 12 meses, a variação acumulada do índice oficial de inflação foi de 2,95%.

No bimestre janeiro-fevereiro de 2018, estima-se que o IPCA terá aumento médio de 0,50% ao mês, dada a perspectiva de novas altas de preços de combustíveis, alimentos e salários.

Para 2018, prevê-se que a inflação brasileira deverá subir 4,5%, em face do horizonte de desvalorização da taxa média de câmbio, redução da oferta interna de grãos e acionamento dos mecanismos de indexação de preços da economia brasileira.


Mestre em economia pela Universidade de Grenoble (França) e pós-graduado pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais e de Desenvolvimento de Genebra (Suíça). Economista formado pela USP. Foi superintendente de estudos setoriais e de investimentos do UNIBANCO, além de economista da Copersucar e do Senai. Atuou nas principais consultorias do país. Hoje é sócio-diretor da MacroSector Consultores.

MAIS NOTÍCIAS

Preços das mercadorias devem aumentar 2,8% em setembro

Arroz e tomate têm grande elevação

Óleo diesel e gasolina – preços atuais prejudicam a rentabilidade da Petrobras

E evitam (artificialmente) que a inflação aumente!

Preços das mercadorias tendem a subir 0,70% em agosto

Em resposta à majoração dos preços agrícolas