19 de Sep de 2018


Montblanc fecha loja de 23 anos na Rua Oscar Freire

Não foi surpresa para a Montblanc o encolhimento do mercado de canetas.

Por: Fátima Fernandes
03/08/2018 às 14h41

 

Por Fátima Fernandes em Portal Varejo Em Dia


A primeira loja da Montblanc das Américas aberta em 1995 na esquina das ruas Oscar Freire com Haddock Lobo, em São Paulo, acaba de fechar as portas.

A marca, que foi uma gigante no comércio de canetas de luxo, está sentido os efeitos do encolhimento do mercado de escrita.

Os celulares com câmeras poderosas e grande capacidade de armazenamento são os maiores responsáveis pela redução de vendas de canetas, de acordo com consultores de varejo.

Na época em que estreou por aqui, o mercado da Montblanc era promissor. A loja brasileira chegou a ser a maior em faturamento da marca alemã em 1996 e 1997 no mundo.

A crise dos últimos anos também não colaborou com a marca e com outras centenas de grifes de luxo que desistiram do Brasil nos últimos anos.

A marca alemã, com sede em Hamburgo, que faz uma homenagem ao Monte Branco (em francês, Mont Blanc), chegou a ter 11 lojas próprias no Brasil. Hoje tem oito e algumas franquias.

A loja do shopping Cidade Jardim mudou de lugar. Foi para um espaço menor.

Em 1998, a Montblanc entrou no mercado de relógios, mas não conseguiu se firmar, de acordo com consultores especializados em artigos de luxo.

Não foi surpresa para a Montblanc o encolhimento do mercado de canetas.

Quanto ao de relógios, consultores dizem que já é difícil para qualquer marca de luxo se firmar em um país e, num ambiente de crise, a situação fica ainda mais difícil.

A linha de sucesso da marca atualmente concentra-se em artigos de couro masculinos, mercado com pouca concorrência de players internacionais.

A Montblanc foi fundada em 1906 por um engenheiro, um banqueiro e um dono de papelaria, respectivamente, os alemães August Eberstein, Alfred Nehemias e Claus-Johannes Voss.

Foto: Montblanc

Jornalista especializada em economia, negócios e varejo

MAIS NOTÍCIAS

Como ficaria a economia com Alckmin na presidência

Cenário para o candidato do PSDB é melhor em relação a Jair Bolsonaro (PSL)

Chile Challenges China’s Control Of Lithium Production

Government aims to attract investment for the whole chain of electric-cars

Tit-For-Tat Trade Wars Could Spark Global Recession

Trade measures create instabilities.